Avançar para o conteúdo

Entrevista de Emprego: Pontos fortes e fracos

Em uma entrevista de emprego, as qualidades e os defeitos são muitas vezes questionadas pelos recrutadores. Para conhecerem mais sobre um concorrente numa entrevista de emprego, geralmente os recrutadores pedem ao concorrente para classificar pontos positivos e negativos. Há truques para falar a favor dos pontos fortes e fracos de uma pessoa em entrevista de emprego. 

Identificar os pontos fortes 

Nem sempre falar dos pontos positivos assegura a favor do candidato. Em alguns casos, pode ser exagerado. Portanto, essa abordagem deve ser feita de forma racional e moderada. 

Por norma, os recrutadores prezam os concorrentes que numa entrevista de emprego se destacam como pontos fortes características que os diferenciam dos restantes a nível profissional. A responsabilidade, a persistência, a pro atividade, o domínio de uma língua estrangeira menos comum. 

Entrevista de Emprego: Pontos fortes e fracos

Mas como o dizer? Em vez de se auto elogiar, escolha expressar com exemplos de situações profissionais passadas como essas qualidades foram benéficas para o trabalho. Destaque a capacidade de resolução de problemas e como deu resposta a desafios. 

Admitir os pontos fracos 

Comedida deve ser também a abordagem em torno dos pontos fracos. Não utilize este momento da entrevista de emprego para listar defeitos que possam vir a afastá-lo do processo de recrutamento. A ideia do recrutador é descobrir se você é alguém capaz de ultrapassar obstáculos. 

Um dos truques para reconhecer os pontos fracos passa por citar qualidades e exagerá-las. 

A honestidade e a sinceridade são pontos chave nesta abordagem, devendo admitir aspetos negativos sem os exagerar. Por exemplo, se lhe faltam conhecimentos numa determinada área, assuma complementando que está já fazendo alguma coisa para melhorar essa competência. Mas sem nunca falar de você mesmo como pessoa desorganizada ou incapaz de cumprir tarefas. Muito menos relativas com o cargo a que se candidata. 

Seja para falar dos pontos fortes ou fracos, se prepare bastante para que você não precise dar respostas decoradas na entrevista. Adapte o discurso ao recrutador e no decorrer da própria entrevista.