Todas as pessoas possuem qualidades e defeitos e que atingem as relações profissionais. No momento da entrevista o principal objetivo do recrutador são os seus pontos chaves, onde ele busca entender como será o comportamento na rotina de trabalho.
Em uma entrevista de emprego o que se busca são os defeitos e qualidades pessoais que os próprios concorrentes acham que podem ser indispensáveis para as atividades, portanto, o primeiro passo é pensar antecipadamente quais se encaixam melhor para a empresa.
Por exemplo, se um profissional contém como maior qualidade a comunicação e, um pouco menos, o espírito de liderança, deve analisar se na vaga pretendida a liderança pode se sobressair. Neste caso é recomendável dar destaque à qualidade mais produtiva em ser um possível líder.
Por outro lado, existem qualidades pessoais que não apresentam relevo ao ambiente profissional, como exemplo a honestidade e a sinceridade. São atributos apropriados, mas que não realçam como um diferencial.
Em relação aos defeitos, as empresas não querem incluir em suas equipes aqueles que não saibam trabalhar em equipe. É algo primordial que recrutadores procuram analisar desde a entrevista, principalmente aquelas feitas em grupos.
Caso exista algum defeito pessoal que possa prejudicar a atividade é importante aparecer com clareza ao entrevistador a capacidade de reconhecimento e da busca em melhorar estes defeitos. Assim, é possível que não seja prejudicado na entrevista.
Qualidades para a entrevista
Algumas das qualidades que os recrutadores mais analisam nos concorrentes são se ele é:
- Organizado;
- Flexível;
- Criativo;
- Experiente;
- Pontual;
- Proativo;
- Observador.
Defeitos para a entrevista
Alguns defeitos que podem não atrapalhar no momento de ser entrevistado se acompanhados de uma boa justificativa:
- Timidez, mas tem buscado melhorar;
- Gastar tempo em uma tarefa, mas cumpri-la da melhor maneira;
- Dificuldade em alguma atividade, mas que realizou cursos para melhoria;
- Hiperativo, porém não se deixa perder o foco por conta disso.
Perguntar quais são as qualidades e defeitos é cada vez mais comum entre as entrevistas, por isso, é importante ajeitar antecipadamente as melhores respostas para esse momento.
As respostas para essas perguntas estão continuamente associadas ao que o profissional pensa como vantagem, no âmbito comportamental, para as atividades que deve efetuar dentro da empresa.
Para essa autoavaliação é importante realçar as experiências passadas, sejam elas profissionais, ou mesmo enquanto estudante, para aqueles que buscam o primeiro emprego.
Defeitos que não se devem falar em uma entrevista
Da mesma forma que não se usam qualidades que são comuns, como sinceridade ou honestidade, também não será favorável utilizar defeitos que possam demonstrar possíveis atitudes ruins como trabalhador.
Dizer, por exemplo, que é pessimista, irresponsável, muito indeciso ou incompetente só demonstram aos recrutadores um prejuízo à empresa. E, claro, são defeitos que não devem aparecer mesmo após ser contratado.
As qualidades e os defeitos se tornaram comuns a todos os profissionais, de quaisquer áreas, porém os bons profissionais sabem admitir aquilo que precisa ser aperfeiçoado, e mais ainda, como sempre se aprimorar-se.