Atualmente, o presidente da Caixa Econômica Federal, Predo Guimarães, revelou um novo modelo de financiamento imobiliário que irá se desenvolver juntamente com a correção da poupança. Ou seja, os juros serão mais baixos do que os empréstimos tradicionais. O motivo de aderir esse novo modelo foi devido a conexão de outras financeiras que concorrem ao mesmo modelo. Além disso, essa foi uma maneira que a Caixa encontrou para se manter competitiva no mercado financeiro. Sendo assim, saiba como está sendo esse novo modelo de financiamento imobiliário da Caixa e quais são suas regalias e disponibilidades.
Sobre o novo financiamento imobiliário
A taxa Selic está chegando nos 2% do valor ao ano, onde envolve um certo desenvolvimento mensal da poupança entre 0,11% e 0,12%. Dessa maneira, a poupança representa 70% da taxa Selic, com um lucro anual de 1,40%. Porém, esse novo modelo pode indicar riscos que podem ser ocorridos ao aderir a ele. Isso porque, pode acabar tendo um aumento da taxa Selic mais pra frente e você terá efeito diretamente no valor a ser pago.
Sendo assim, com os financiamentos imobiliários normalmente tem uma duração longa, o valor atual pode indicar economia em um prazo mais curto, entretanto pode acabar se tornando uma jogada de risco em um prazo longo.
Qual o financiamento imobiliário mais indicado atualmente?
Diversas pessoas hoje em dia fazem esse tipo de pergunta. Algumas linhas de crédito da Caixa são atreladas a inflação, com Índice Nacional de Preços ao consumidor. Por conta disto as taxas de juros são de 2,95% a 4,95% ao ano. Essa linha de crédito é indicada se caso sua compra for de um imóvel novo ou usado, e seu prazo para ser quitado é de até 360o dias.
Taxa Referencial é a segunda linha, e com ela os juros são de 6,50% a 8,50% ao ano, e para quita-la tem um prazo de até 420 meses.
A última linha de crédito são as taxas de juros prefixadas, possui uma variação de 8,00% a 9,75% ao ano. Essa linha de crédito também pode ser usada para imóvel novo ou usado, e seu prazo para pagamento é de até 360 meses.