Avançar para o conteúdo

Torne-se um Microempreendedor – Dicas para começar seu próprio negócio

Para empreender, nosso país, o brasil, se destaca entre os demais. É muito comum que alguém tente ganhar um dinheiro extra, ou ter uma fonte de renda a partir do seu próprio negócio. Se você está pensando nesta possibilidade você não pode perder a nossa matéria com algumas dicas básicas para o mesmo. 

Conheça o mercado onde você quer ingressar 

O ponto inicial para abrir o seu negócio é definir com o que você vai trabalhar. Você deve conhecer muito sobre o serviço ou produto que você almeja começar. Pesquise, converse, vá atrás do máximo de informação possível antes de ir atrás dessa área. 

Sobre os recursos que poderá investir 

Você deverá ter um dinheiro guardado para iniciar um novo negócio. Uma nova empresa demora para ter um bom retorno, então no começo você deve se manter. Então tenha em consideração que você deverá ter dinheiro suficiente para investir no negócio e ainda se manter na vida pessoal. 

Torne-se um microempreendedor – Dicas para começar seu próprio negócio

Coloque todas as suas ideias em um papel 

Para que as ideias fiquem claras na sua cabeça, o ideal é você escrever tudo em um papel. Coloque valores, fornecedores, horários, rotina, contatos e etc. As informações devem estar marcadas, todas elas, assim você não perderá e também fixará em sua cabeça. 

Defina onde será aberto a empresa 

Você deverá verificar o melhor lugar para abrir o seu negócio. Portanto, evite lugares com concorrência, pouco movimento, com problemas de enchente ou outros. Você deve saber exatamente com o público que irá lidar e isso será definido a partir do local. 

Tenha um fornecedor 

A venda de produtos será então o nicho de sua empresa, então logo, você deverá ter um bom fornecedor. Crie logo uma intimidade com o mesmo, para que assim o trabalho torna-se mais agradável. Veja os preços de seus produtos, e na hora de vender, faça um cálculo que traga a você um bom retorno. 

Determine o preço dos seus produtos 

Não esqueça que você precisa lucrar com sua loja, então defina os preços de cada produto. O ideal é você fazer um cálculo de despesas, e ver quanto será gasto por mês em seu negócio. Após isso alinhe o valor dos produtos de forma que ao vender a metade dos produtos você tenha um valor para manter sua loja. 

Contrate um advogado ou contador 

Abrir um negócio pode ser chato e é necessário muitas normas. Contrate um advogado ou contador para que ele possa lhe ajudar nesta parte. Você precisará declarar vários documentos, abrir empresa e diversas coisas. Tenha em mente que muitos problemas podem acontecer em uma empresa, e na maioria das vezes um contador e um advogado podem te auxiliar muito nesses casos. 

Vá com muita calma 

Um negócio solicita tempo e paciência, até você conseguir uma clientela fixa, ou que seu ponto seja reconhecido pelas pessoas você deverá investir em divulgações e coisas do tipo. Tenha muita calma, e dê um passo de cada vez, para que seus esforços sejam reconhecidos. 

Esteja preparado para um trabalho pesado 

Você poderá perder noites de sono, muito dinheiro e outras coisas. Você deverá ter total conhecimento do trabalho que virá a seguir. Não desista e você será muito bem recompensado por seu trabalho.