Ter que falar de pontos fortes e fracos na entrevista de emprego é muito comum. Seja para quem está se candidatando a um estágio, até para profissionais que estão concorrendo a altos cargos, como o de gestor.
Contudo, mesmo sendo uma questão tão comum, muita gente ainda fica na dúvida sobre como responder a esse tipo de questionamento. Afinal de contas, como demonstrar suas características sem diminuir as chances de pegar a vaga ou parecer arrogante?
Se você também tem essa dúvida, confira abaixo algumas técnicas e descubra como falar sobre pontos fortes e fracos na entrevista de emprego.
Técnicas para falar dos pontos fortes e fracos na entrevista de emprego
Faça uma lista antes da entrevista de emprego
Antes da entrevista de emprego em si, faça uma lista com todos os seus pontos fortes assim como os fracos também. Esse tipo de exercício já ajudará, e muito, quando você estiver na frente do recrutador.
Em um primeiro momento pode parecer difícil identificar esses pontos. Mas, uma boa alternativa é fazer uma retrospectiva das suas experiências profissionais para ver o que te destacou em cada uma delas e aquilo que precisa ser melhorado.
Sempre dê exemplos
Mais uma das dicas para falar dos pontos fortes e fracos na entrevista de emprego é citar exemplos. Quando você exemplifica a afirmação que está fazendo, o recrutador sente mais segurança bem como firmeza na sua afirmação.
Por exemplo, você disse que consegue se adaptar facilmente a diferentes funções. Cite as suas diferentes experiências profissionais e como elas exigiram essa habilidade de adaptação.
Só cite aquilo que demonstre o seu potencial
Mais uma dica sobre como falar dos pontos fortes e fracos na entrevista de emprego é citar apenas características que irão demonstrar o seu potencial. Falar coisas como sou sincero ou não gosto de multidões não irá agregar nada à sua entrevista.
Tenha em mente que tudo aquilo que é questionado no processo visa identificar se o seu perfil é adequado. Logo, você deve falar coisas pertinentes.
Por exemplo, a vaga é para vendedor? Você pode falar que tem facilidade em se comunicar com as pessoas.
Mas, atenção! Nunca minta sobre seus pontos fortes e fracos na entrevista de emprego. Só fale algo que realmente seja uma característica sua.
Não tente transformar qualidades em defeitos
Essa é uma técnica clichê que não funciona. Muitos candidatos, tentando fugir da resposta para os pontos negativos, transformam qualidades em defeitos.
Por exemplo, “eu sou viciado em trabalho”. Você sabe que isso não é um defeito real, assim como o recrutador também.
Tentar essa tática só irá pegar mal na entrevista. Isso porque o recrutador que ver se você é profissional o suficiente para identificar os aspectos que precisa melhorar. E tentar enganá-lo só irá passar uma imagem ruim.
Então, tente fazer um exercício real para ver no que pode melhorar, e, só fale aquilo que não irá prejudicar a sua imagem como profissional.
Conclusão
Colocando essas dicas simples em prática, será mais fácil falar dos pontos fortes e fracos na entrevista de emprego.