Falar das qualidades e defeitos na entrevista de emprego pode ser desafiador para muitos profissionais. Afinal de contas, não é sempre que paramos para pensar naquilo que nos destaca e no que precisamos melhorar.
E acredite, esse tipo de pergunta tem muito peso no processo seletivo. Isso porque, é através dessas características conseguirão entender como o profissional irá se comportar dentro do ambiente de trabalho.
Confira esse post na íntegra e entenda a importância de falar os seus defeitos e qualidades na entrevista de emprego e como fazer isso sem minar suas chances de sucesso em processos seletivos do gênero.
Qual a importância de falar das qualidades e defeitos na entrevista de emprego?
Falar das qualidades e defeitos na entrevista de emprego é muito importante. É através desse tipo de resposta que você poderá demonstrar o seu perfil profissional.
Por conta disso que você não pode responder qualquer coisa que venha a sua cabeça. Até porque, as chances de você acabar falando algo que te prejudique são altas.
Para responder sobre suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego, você precisa se antecipar. Ou seja, não deixe para pensar no último instante sobre o que vai falar, mas tenha a sua fala pronta e bem elaborada na sua mente.
Qualidades para falar na entrevista de emprego
As qualidades, de maneira geral, são mais fáceis de se responder. Contudo, você precisa ter cuidado para não parecer arrogante.
Além disso, é preciso citar coisas que realmente sejam relevantes para a vaga. Como por exemplo, fácil adaptação, capacidade de lidar com metas, experiência técnica na função, organização, proativo.
Defeitos para falar na entrevista de emprego
Os defeitos geralmente são mais complicados. Isso porque, você precisa dizer algo que não acabe prejudicando a sua imagem profissional, mas, ao mesmo tempo, que não pareça falso.
Citar, por exemplo, que um dos seus defeitos é o perfeccionismo não é uma boa ideia. Isso porque fica claro que você está tentando fugir da resposta real.
Confira abaixo alguns dos defeitos que você citar:
- Gastar muito tempo em uma tarefa, mas, sempre cumpri-la da melhor forma possível;
- Dificuldade de conversação em uma segunda língua, mas, já tem treinado para melhorar esse aspecto;
- Hiperativo, mas sem perder o foco nas suas tarefas.
O que você não deve citar como qualidade ou defeito na entrevista de emprego?
Na hora de falar sobre as suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego, existem algumas características que nunca devem ser citadas. Isso porque elas podem demonstrar que você é um profissional ruim.
Falar qualidades como: sou extremamente rígido com os colegas, sou um líder excepcional, não tenho medo de falar as coisas na cara entre outras, soam negativamente.
Além disso, evita citar defeitos como: não consigo ser pontual, odeio obedecer a ordens e não gosto de trabalhar em grupo. Isso também irá danificar a sua imagem como profissional.
Lembre-se sempre que esse é o momento para valorizar a sua imagem. Por conta disso que pensar com antecedência é tão importante.
Agora que você sabe como falar das qualidades e defeitos na entrevista de emprego, não deixe de se preparar!