Você já parou pra pensar o que te torna único no mercado de trabalho? Muitos recrutadores fazem esse tipo de questionamento para candidatos e é necessário pensar com calma na resposta para esse tipo de pergunta.
A verdade é que muitos profissionais não fazem esse tipo de reflexão. Por isso, na hora da entrevista acabam não conseguindo responder a ela.
Sobretudo o ideal é que você seja objetivo nesse tipo de resposta. Você precisa demonstrar porque é o melhor profissional para aquela vaga, mas com embasamento.
Portanto para conseguir avaliar o que te torna único no mercado de trabalho e responder a esse tipo de questionamento da forma certa, confira as dicas que reunimos nesse post.
O que te torna único no mercado de trabalho? Dicas para responder a essa pergunta
Avalie o que te fez se destacar nas últimas experiências
Uma das formas de responder o que te torna único no mercado de trabalho é falar sobre o que te fez se destacar nas últimas experiências. Para isso é necessário fazer uma avaliação prévia.
Portanto, pense nas suas habilidades que te destacaram nos seus empregos, e cite elas para o recrutador. O ideal é que você inclusive cite exemplos que comprovem essas competências.
Sua formação
Outra forma de responder o que te torna único no mercado de trabalho é a sua formação. Para muitos recrutadores esse é um elemento decisivo para a escolha de um candidato.
O ideal é que você cite aquilo que tem relação com a vaga. E não precisa ser necessariamente uma faculdade.
Um curso técnico, especializações, capacitações e até cursos de idioma são válidos.
Tudo é uma questão de avaliar o que pode ser interessante para a vaga.
Por exemplo, se você está se candidatando em uma multinacional, fluência em inglês ou outro idioma será um destaque. Afinal de contas, a empresa atua em vários países e precisa de profissionais com esse tipo de conhecimento.
Experiências além do trabalho
Mais uma das dicas de como responder o que te torna único no mercado de trabalho é falar experiências além do trabalho. Isso é válido, principalmente, para quem teve poucos empregos ou está em busca da primeira oportunidade de trabalho.
Existem várias coisas que agregar ao seu perfil profissional sem serem necessariamente empregos anteriores.
Voluntariados, intercâmbios, empregos temporários, tudo isso pode agregar ao seu perfil. Mas, lembre-se de sempre avaliar se isso tem relação com a vaga.
Por exemplo, se a empresa tem como valores questões sociais, citar projetos de voluntariado que você participa ou já participou pode ser interessante.
Cite soft skills
As soft skills nada mais são que habilidades subjetivas e comportamentais. Essas competências são amplamente buscadas pelas empresas, principalmente as mais recentes.
Isso porque elas estão ligadas aos relacionamentos interpessoais, que são indispensáveis. Entre as soft skills que você pode citar estão.
- Boa comunicação;
- Inteligência emocional;
- Adaptação;
- Resiliência;
- Trabalho em equipe;
- Liderança.
Contudo na hora de citar essas habilidades, o ideal é que você dê exemplos de situações que demonstrem que realmente possui elas.
Para responder o que te torna único no mercado de trabalho, você precisa se autoconhecer. Então, sente agora mesmo e faça uma avaliação de si mesmo.