Manter a organização das finanças é muito importante para todos. No entanto, a maioria das pessoas acabam tendo dificuldades na hora de fazer a organização e administração de suas contas. Geralmente essas dificuldades acabam atrapalhando o aspecto emocional e também a área profissional do indivíduo. Além de tudo isso ainda ocasiona a instabilidade familiar.
Entretanto, a maioria das pessoas acreditam que os problemas são resolvidos quando possuímos muito dinheiro. Contudo o dinheiro as vezes acaba sendo a consequência e não a causa dos problemas.
Ainda que não pareça, a imobilidade financeira normalmente ocorre conforme algumas ações, para isso basta ser disciplinado e sempre se planejar. Portanto fazer a arrumação de sua vida financeira é um importante passo em para a materialização de seus sonhos e planos. Sendo assim, basta ter algumas iniciativas no dia a dia para que consiga atingir o equilíbrio financeiro. Através de atitudes como essa você conseguirá se transformar em um investidor.
No entanto, com o intuito de ajudar nessa hora difícil, forma elaboradas 5 Dicas para ajudar a Organizar suas Finanças Pessoais.
1.Hora de administrar
A primeira e importante dica é que você selecione um dia do mês para fazer toda a administração de sua vida financeira. Para isso o indicado é que você anote em uma planilha as despesas fixas do mês como pagamentos, dívidas e gastos eventuais que possam surgir. Entretanto é indispensável que você tome nota de tudo que entra como renda como os aluguéis, salário mensal, e possíveis ganhos eventuais. Em seguida monte seu orçamento sempre conforme as despesas e os gastos obtidos. Por fim é importante que sobre de 10% a 20% de sua renda.
2.Estabeleça as prioridades
Quando o orçamento está desorganizado, e os gastos acabam sendo maiores do que sua renda, a dica é reduzir as despesas imediatamente. Dessa forma é importante determinar as prioridades e eliminar os gastos desnecessários. Entretanto, para que essa organização dê certo é necessário ser muito disciplinado. Por isso a frequência em restaurantes, passeios, viagem e compras desnecessárias devem ser evitadas até que o equilíbrio financeiro aconteça.
3.Aprenda a usar melhor seu dinheiro
A maioria das pessoas sempre se preocupam em ganhar dinheiro, mas acabam não sabendo como usá-lo. Existe uma diferença considerável entre essas duas situações e por isso há tantas histórias de empresários que guardaram fortunas, mas acabam por perder tudo.
Aprender através dos erros é algo que acaba fazendo muita diferença na vida das pessoas. Sendo assim, procure sempre obter informações sobre finanças. Para isso você pode fazer um curso, ler e estudar sobre o assunto. Hoje em dia existem no mercado vários jornais, livros, revistas e sites que fazem a tradução do “economês” para uma linguagem mais simples.
4.Estabeleça seus objetivos financeiros
Sempre estabeleça um prazo, um objetivo financeiro e um valor que deseja alcançar. Dessa forma você precisará se organizar e criar condições para alcançar seus objetivos. Por exemplo comprar um veículo de R$ 30 mil em um prazo de 24 meses. Para alcançar essa meta será necessário que você avalie seu orçamento e organize-o de forma correta para comprá-lo no tempo estipulado.
5.Disciplina acima de tudo
Portanto, as dicas mencionadas podem não dar certo quando não houver a disciplina e a organização de seus gastos. Por isso é indispensável que você sempre siga o planejamento determinado. Entretanto, as tentações de consumo sempre surgirão, mas é necessário que você seja disciplinado e se mantenha focado na missão da conquista financeira.
Sendo assim, inicie a organização de suas finanças pessoais o quanto antes. Com o auxílio dessas dicas essa tarefa ficará bem mais fácil e atingível.
Boa sorte!