Erros que devem ser evitados com cartões de crédito

Boa parte das pessoas ficam endividadas por conta do cartão de crédito, e isso acabou se tornando algo comum. Portanto, devemos mudar isso e começar a usar esta ferramenta que ao invés de nos ajudar, está nos atrapalhando. 

Grande parte dos brasileiros não fazem a mínima ideia de quanto estão gastando no cartão. Esse problema muita das vezes acaba fazendo com que o indivíduo não pague o mesmo, assim agravando mais a situação. 

Toda conta, se não paga no dia certo, acaba incluindo juros, uns diferentes dos outros, e é nessa que as pessoas se enforcam. 

Bom, para que não precisemos parar de usar o cartão de crédito, temos que conhecer de alguns riscos que ele pode causar. 

Achar que o cartão é uma fonte de renda extra 

Estamos mais do que cheios de saber que o cartão de crédito deve ser pago. O limite de um cartão de crédito, é o valor na qual o banco concede como se fosse um “empréstimo” para o portador do cartão. A pessoa, pode optar por pagar esse valor em parcelas. O cartão de crédito, deve ser usado de preferência na compra de produtos mais caros, na qual a pessoa deseja parcelar caso não tenha o dinheiro para pagar o valor total. 

Para que o cartão não tenha problema você deve utiliza-lo corretamente. Não gaste se não puder pagar, e evite passar do prazo, caso contrário os juros podem ser bem altos. 

Se você passar do limite do cartão você poderá ser bloqueado, ou ter uma tarifa de juros mais alta. 

Erros que devem ser evitados com cartões de crédito

Pagar apenas o valor mínimo da fatura 

O cartão te dá a viabilidade de pagar apenas o valor mínimo de 15% do valor total. Entretanto, isso pode provocar um grande problema, no próximo mês o valor restante irá ser distribuído, e com juros altos de até 15,12%. Isso chama-se crédito rotativo. 

Caso aconteça isso, é melhor você entrar em contato com o banco e tentar negociar taxas de juros melhores. 

Atrasar o pagamento da fatura 

Como já citado, atrasar uma fatura de cartão de crédito, pode causar um juro de até 3% ao mês. Caso você atrase o pagamento e ainda não pagar a fatura do cartão, você poderá entrar no crédito rotativo, e virar uma enorme bola de neve. 

Então lembre-se sempre, quanto mais você demorar para pagar, maior serão os juros. 

Não saber sobre as taxas do cartão 

Alguns cartões possuem uma taxa de anuidade que você deverá pagar todo ano para poder utilizar o cartão. 

Aumentar o limite do cartão em um número maior do que se recebe, também pode ocasionar uma taxa na anuidade do cartão. 

Portanto, tirar dinheiro em caixas eletrônicos de cartões de créditos, também pode gerar uma taxa. 

Ter mais de um cartão de crédito 

Quanto mais cartões, mas você aleijará gastar, e com isso você terá muitas dívidas e não terá dinheiro para paga-las. Além de que, se você fizer compras em diferentes cartões, você encontrará dificuldades em controlar suas dívidas.  

Não olhar o exato da conta 

Veja constantemente a sua fatura do cartão de crédito, sendo ela por celular, site do banco ou etc. O importante é você estar continuamente ciente dos gastos feitos, para que assim controle-se melhor. 

Não controlar cobranças em débito automático  

Colocar dividas em débito automático pode ser uma ótima ideia. Com ele você pode evitar juros e atraso da conta. Entretanto o que boa parte pessoas erram é de não ter um controle de gastos. 

Você deve saber o quanto será debitado da sua conta, e deixar apenas contas essenciais nesse modelo, dais como água, luz, internet etc. 

Estude muito sobre o seu cartão antes de usar, assim você evitará ficar endividado. Quem usa o cartão com maestria, consegue usar de seu benefício por muito mais tempo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0

Buscando Cartão…