Avançar para o conteúdo

Aprenda a investir dinheiro

Se você planejou algo diferente como por exemplo administrar suas finanças, essa é a oportunidade de colocar seus objetivos em prática e assim alcançar suas metas. Sendo assim, uma excelente forma de fazer isso é saber Como Investir Dinheiro. 

Em meio a muitas opções, qual será a mais interessante, que oferta mais benefícios? Tudo isso vai depender dos objetivos traçados e em quanto tempo deseja alcançá-lo. Tudo isso pode soar bem complicado, mas não é. 

No entanto, antes de ser um investidor, é importante ser um poupador. Sendo assim, foram listadas algumas dicas para que assim você possa organizar seus gastos e entender as formas de renda de curto, médio e longo prazo. 

Desenvolva uma estratégia para o seu dinheiro 

Antes de fazer o investimento de seu dinheiro é importante que você saiba como economizar. Mesmo em casos onde se ganha pouco, essa é uma meta alcançável. Sendo assim, faça uma planilha com todos seus gastos fixos, variáveis, adicionais e extras. 

É importante que tudo seja monitorado e reavaliado. Se atente a gastos mínimos, pois eles podem deixar passar em branco grandes despesas, quando pensadas a longo prazo. 

Uma outra grande dica é sempre pedir descontos. Fale com sua operadora de celular, provedor de internet e também pesquise antes de adquirir algum bem. 

Tendo essas atitudes, você irá perceber que dinheiro começará a ser poupado ao fim do mês. 

Aprenda a investir dinheiro

Quanto devo economizar para começar meu investimento? 

Após o início de seu planejamento financeiro, o melhor é sempre reservar um fundo emergencial. Nesse caso não há o certo ou errado, pois cabe a cada um calcular quanto irá precisar ter em mãos em caso de alguma eventualidade que possa comprometer o recebimento da renda. 

Portanto, é recomendável ter sempre uma economia que assegure o pagamento de todas suas despesas fixas e variáveis por um período de até 6 meses. Sendo assim, um investimento a curto prazo pode acabar ajudando-o nessa receita. 

Defina seu objetivo de investimento 

Agora que deu início a sua economia, você deve avaliar como irá investir seu dinheiro e entender as principais etapas de sua renda. Sendo assim, antes de escolher a opção que melhor se adéqua a seu perfil financeiro, lembre-se de levar em consideração o tempo que deseja obter o retorno. 

Crie uma lista para verificação e responda duas perguntas: 

  • Qual é a minha meta? 
  • Em quanto tempo eu irei alcança-la? 

Sendo assim, você poderá entender de que maneira seu dinheiro pode ser investido no aplicativo que atende suas necessidades. 

No entanto, se você ainda estiver se estruturando, não foque apenas no desempenho fornecido pelo aplicativo. Dessa forma, caso você precise se livrar desse dinheiro em um prazo mais curto, é bem provável que perca toda a lucratividade. 

Aprenda a investir dinheiro a curto prazo 

Para você que ainda está equilibrando seu orçamento, a poupança pode ser uma ótima opção para acumular sua renda. 

Essa opção permite que você faça contribuições e também tem a possibilidade de troca imediata. Sendo assim, muitos brasileiros acabam utilizando esse investimento. Porém sua rentabilidade é de apenas 70% da taxa Selic, que acaba afixado em 6,75%, mais a TR (taxa de referência), que é zero. Dessa forma, irá render apenas 4,73% a cada ano. 

Outra opção de investimento pode ser o Tesouro direto de Poupança. Por ser muito democrática essa opção tem chamado muita atenção, além de oferecer menos riscos conta com a possibilidade de uma redenção imediata. Além de oferecer baixo risco, com ele também é possível verificar demonstrações de resultados da internet. 

Veja os aspectos positivos e negativos e faça uma pergunta: Compensa investir no Tesouro Direto? 

Qualquer pessoa que contém um valor a partir de R$ 30 pode fazer esse investimento, basta ter um número social válido e uma conta bancária. O investidor inicia escolhendo um Agente de custódia, a denominação da instituição que será o intercessor dos procedimentos necessários. Esse intercessor pode ser um corretor ou mesmo um banco, por exemplo. 

Geralmente, as tarifas e o gerenciamento são reduzidos e a renda pode ser pré ou pós-fixados. No caso da renda pós-fixada, diferencia conforme a taxa básica de juros (Selic), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) ou o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). 

Saiba como fazer investimentos com dinheiro a médio prazo 

Para os que podem aguardar um período maior para ter acesso a renda, há o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Esses títulos são emitidos pelas agências bancárias, mas não é necessário possuir uma conta bancária para ter acesso. Os corretores podem recomendar quem oferece o melhor rendimento. 

As taxas podem ser pré ou pós-estabelecidas, as mesmas podem ser mais atrativas conforme a propensão do desempenho das taxas de juros definida pelo Banco central. 

Outra perspectiva é que nem todos os CDBs têm fluidez diária, o que impõe que o investidor aguarde o prazo para resgatar o valor investido, garantindo seu retorno. Lembrando que, quanto maior for o prazo, mais dinheiro o investidor irá ganhar. 

LCI é uma modalidade de investimento renda fixa com retornos fixos. Nesse caso o investidor saberá o valor que irá receber ao fim do contrato. No entanto, o FGC é considerado um investimento de baixo risco e o limite de aplicação é de R$250 mil, mas ele não pode ser mexido a qualquer momento. Sua liquidez está ligada ao fim do contrato e esse período pode variar conforme a instituição responsável. 

As letras de crédito do agronegócio são títulos emitidos pelos bancos. Funcionam basicamente como o LCI, nos dois investimentos o cliente pode buscar por uma instituição bancária ou então pode procurar por um corretor que possa ofertar melhores alternativas. 

Como investir a longo prazo 

Essa é uma opção para aqueles que estão pensando em fazer investimentos para desfrutar a logo prazo ou como complemento de renda no futuro. Por isso existe a Previdência Privada. 

Sendo assim, o cliente pode melhor avaliar as taxas cobradas por cada instituição e como deseja fazer o resgate do dinheiro investido. 

Quanto antes o investidor começar, menos ele irá pagar. No entanto, tudo vai depender da quantia que ele deseja aumentar no futuro. 

Como investir e qual a melhor opção? 

Nesse caso não há uma resposta objetiva, cada modalidade de investimento possui suas características e prazos de rendimento que são ajustadas conforme o perfil do investidor. No entanto, há inúmeras modalidades que varia entre as mais arriscadas as mais conservadoras. 

Portanto, antes de fazer qualquer tipo de investimento é necessário que você tenha um bom parceiro para ajudá-lo a encontrar as melhores opções. E também a que melhor se adaptam ao seu momento atual. Esse é o trabalho dos corretores, eles procuram as melhores opções no mercado e aponta as vantagens e desvantagens existentes em cada uma. 

Um outro detalhe importante é saber que antes de ser um investidor você deve ser um salvador. Mesmo em casos de pessoas que possuem um menor orçamento, é necessário sempre reavaliar as despesas. Sendo assim, o melhor é sempre planejar suas finanças, e para isso é necessário começar a economizar.